Termos Náuticos Básicos
Adriças: Cabos usados para
levantar ou içar as velas
Alheta: Parte da embarcação entre
o Través e a Popa
Amantilho: Cabo preso ao
topo do mastro, que suporta a retranca prevenindo a sua queda no convés quando
se abaixa a vela grande
Boca: A parte lateral mais
larga de uma embarcação
Bochecha: Parte da embarcação entre
a proa e o través
Bombordo: O lado esquerdo da
embarcação quando se está olhando para a proa
Boreste: O lado direito da
embarcação quando se está olhando para a proa
Brandais: Cabos de aço estendidos
lateralmente até o topo do mastro, que impedem o seu movimento para os lados
"Burro": Dispositivo
usado para puxar a retranca para baixo
Cana de Leme: A alavanca
que controla o leme
Catracas: Um dispositivo mecânico
ou elétrico usado para aumentar a capacidade de puxar um cabo
Cockpit: Espaço na parte de trás
da embarcação onde se localizam os seus comandos
Cruzeta: Reforço lateral em forma
de cruz fixada ao mastro onde se apóiam os brandais
Cunho: Peça fixada ao convés
usada para amarração de cabos
Downhaul: Cabo usado para tensionar
a parte de baixo da testa da vela.
Estai de Popa: Cabo de aço
estendido entre a popa e o topo do mastro que impede o seu movimento para
frente
Estai de Proa: Cabo de aço
estendido entre a proa e o topo do mastro que impede o seu movimento para trás
Esticador: Dispositivo
usado para tensionar os estais e brandais
Fuzil: Dispositivo que conecta
os estais e brandais ao convés ou casco
Escotas: Cabos usados para
controlar as velas. "Caçar" é puxar esses cabos trazendo a vela para
a linha de centro do veleiro e "Folgar" é soltá-los, deixando a vela
se afastar dessa linha de centro
Genoa: Vela triangular usada na
proa
Gennaker ou Balão Assimétrico: Vela de Proa intermediária a Spinnaker ou Balão simétrico, muito leve e grande usada com ventos fracos de popa até o través
Gennaker ou Balão Assimétrico: Vela de Proa intermediária a Spinnaker ou Balão simétrico, muito leve e grande usada com ventos fracos de popa até o través
Garlindéu: A junção que
une a retranca ao mastro. Funciona como um elo giratório que permite a retranca
mover-se para cima, para baixo e de um lado para o outro
Guarda-Mancebo: Proteção de
cabos de aço ao longo da borda da embarcação
Leme: Um dispositivo com a
forma de uma chapa, localizado na popa do barco e que serve para governá-la
Mastreação: Conjunto de
mastros, retrancas, estais, brandais e demais peças que suportam as velas
Mastro: Perfil vertical que
suporta as velas e a retranca
Mestra ou Vela Grande: Vela
principal montada no mastro maior
Milhas náuticas: 1,852 quilômetros por hora
Milhas náuticas: 1,852 quilômetros por hora
Moitões: Conjunto de roldanas que
servem para guiar cabos numa direção desejada ou para compor conjuntos para a
redução de esforço
Nó: Medida de velocidade da embarcação equivalente a uma
milha náutica por hora ou 1,852 quilômetros por hora
Outhaul ou Bicha: Cabo usado
para tensionar a valuma da vela
Pé: Medida equivalente a 12 polegadas ou 30,48 cm
Popa: Parte de trás da
embarcação
Poste de Guarda-Mancebo: Poste
vertical que suporta cabos de aço ao longo da borda da embarcação
Proa: Parte da frente de uma
embarcação
Púlpito: Armação de tubos usada
para proteger o velejador durante as operações na proa da embarcação
Quilha: Um peso sob a forma de
uma barbatana, fixado na parte de baixo do casco do veleiro, que serve para
impedir o abatimento lateral da embarcação e contribui para a sua estabilidade
Retranca: Perfil horizontal usado
para prender e estender a esteira da vela grande
Spinnaker ou Balão: Vela de Proa
muito leve e grande usada com ventos fracos de popa até o través
Storm-Jib: Pequena vela
de proa, muito resistente, usada com ventos muito fortes
Termos Aplicados as Velas
Bolsa de Tala: Reforços costurados a vela usados para acomodar as
talas
Cunningham: Olhal (ilhós) instalado na testa da vela grande usado
para tensioná-la
Esteira: Borda de baixo
Forras de
Rizo: Dispositivo (olhais e cabos) usado para reduzir a
vela quando o vento está muito forte
Olhal: Argola de metal usada para reforço
Punho da
Adriça: Topo da vela (Local onde é presa a adriça)
Punho da
Amura: Parte (canto) de baixo da vela
Punho da
Escota: Local onde é presa a escota.
Talas: Tiras de plástico ou madeira que atuam enrijecendo a
vela e mantendo uma forma desejada. Contribuem também para evitar o panejamento
da valuma
Testa: Borda da frente.
Valuma: Borda de fora da vela
Termos Aplicados quando a Embarcação está Navegando
Adernar: Inclinar a embarcação para
um dos bordos
Arribar: Girar a Proa no sentido
de afastá-la da linha do vento (contrário de orçar)
Árvore Seca: Navegação
"sem velas" quando o vento está muito forte
Asa-de-Pombo: Disposição
das velas em lados opostos quando se navega com o vento pela popa
Amuras a Bombordo: Quando o lado
de Bombordo é o que recebe o vento (Barlavento)
Amuras a Boreste: Quando o lado
de Boreste é o que recebe o vento (Barlavento)
Barlavento: A direção de
onde vem o vento (contrário de sotavento)
Bordejar: Velejar contra o vento
usando uma série de cambadas
Caçar: Puxar as escotas
Cambar: Girar a Proa através da
linha do vento, mudando as velas de lado
Dar um Jaibe: Girar a Popa
através da linha do vento, mudando as velas de lado
Filado ao Vento: Condição em
que a embarcação aponta a proa diretamente para o vento sem seguimento ou
governo
Folgar: Soltar as escotas
Orça Fechada: Velejar o
mais próximo possível da linha do vento em direção contrária a este
Orça Folgada: Velejar num
ponto entre a orça e o través
Orçar: Girar a Proa na direção
do vento (contrário de arribar)
Panejar: Movimento da vela de
balançar irregularmente quando se solta demais a escota ou quando a proa do
barco aponta para a linha do vento num ângulo menor do que a orça fechada
Popa Rasa: Velejar com o
vento soprando na mesma direção da embarcação
Rizar: Reduzir a área vélica
quando o vento está muito forte, dobrando-a sobre a retranca (vela grande) ou
enrolando-a no estai de proa (genoa)
Sotavento: A direção
para onde vai o vento (contrário de barlavento)
Través: Velejar com o vento
perpendicular em relação ao rumo da embarcação
Través Folgado ou Alheta: Velejar
num ponto entre o Través e a Popa Rasa
Vento Verdadeiro: A velocidade
e direção do vento anotadas por um observador estático
Vento Aparente: A velocidade
e direção do vento anotadas por um observador que se move em uma embarcação
Fonte: VeleiroNet
Direções do Cardeais
Direções em relação à embarcação
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